quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

JOGA FORA NO LIXO

Eu no ócio vespertino, passeando internet afora, encontro no portal UOL uma matéria da Folha Online com Chico Anysio. Mestre do humor brasileiro, inesquecível Professor Raimundo da escolinha que acompanhei na infância, hoje reclama que foi, em minhas palavras, rejeitado pela empresa pela qual deu seus melhores anos de vida profissional, e que encontra-se na 'geladeira', sem perspectivas de lá sair. Ao tentar justificar tal atitude da empresa com a qual tem vínculos, respondeu: "Eu não sei porquê, devo ter feito alguma coisa terrível ou alguém falou que eu fiz e eles acreditaram, mas é uma ordem irreversível."

Tudo bem que mesmo rejeitado, Chico Anysio é um dos poucos profissionais que podem ficar na 'geladeira' e ainda receber seus milhares de reais por mês. Nas atuais circunstâncias, onde a crise econômica faz com que muitos sejam demitidos, ele recebe para não trabalhar, nem na sua empresa, nem em outra. Isto significa que, por um lado, seu talento e força ativa de trabalho já não se enquadra no que procuram na sua empresa, mas por outro lado, não querem pagar o preço de vê-lo em outro lugar, talvez recebendo até mais, ou quem sabe menos, mais atuando, sentindo-se útil, vivo, produtivo.

Descrevo esta situação para dizer que como as empresas usam-nos, enquanto acham que somos produtivos, explorando nossa força laborativa, assim somos nós, muitas vezes, em nossos relacionamentos. Usamos e abusamos das pessoas enquanto nos são utéis. Após isto, descartá-los é a atitude mais fácil de se fazer. É fácil ser amigo das pessoas enquanto estas são valorizadas pelo contexto sócio-econômico em que se encontram. O problema é demonstrar amizade, respeito e carinho quando estas erram, quando entram por caminhos que não consideramos, em nossa formação, éticos e morais.

Que paremos de jogar pessoas fora no lixo, pelo contrário, somente por assim sê-las já são dignas de nosso respeito, no mínimo. Fica a responsabilidade de repensarmos nossos sentimentos e atitudes, porque estas últimas são reflexos dos primeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário