sábado, 31 de dezembro de 2011

VALEU A PENA 2011 - PARTE 2 - RETROSPECTIVA


É chegada a hora de encerrar mais um ano. E que ano! 2011 foi pra mim o ano em que muitas coisas se concluíram e outras começaram. Foi o ano em que pudemos me desprender de uma identidade fixa e ser vários, em momentos diversos. Afinal, quem, o quê, como, posso me identificar? Se houve algo interessante nesse ano que se finda é justamente isso: fui eu, um nome fixo “Edmarcius Carvalho Novaes”, um ser que se apresentou de diversas formas, em diversos territórios e em diversos relacionamentos e contatos. E em toda essa multiplicidade de ocasiões, faces e vivências, pude ser feliz.

Michel de Certeau, um filosófico francês contemporâneo, uma vez escreveu que “a identidade imobiliza o gesto de pensar, prestando homenagem a uma ordem. Pensar, pelo contrário, é passar; é questionar essa ordem, surpreender-se pelo fato de sua presença aí, indagar-se sobre o que tornou possível essa situação, procurar – ao percorrer suas paisagens – os vestígios dos movimentos que a formaram, além de descobrir nessas histórias, supostamente jacentes, ‘o modo como e até onde seria possível pensar diferentemente’”.

E nesse sentido eu vivi 2011. Pensei e repensei, em diversos momentos, as paisagens as quais presenciei, as novas descobertas e as novas histórias construídas. A começar por aqui. Nunca pensei tanto e sobre tantas coisas, postando-as por aqui, como nesse ano. Teve de tudo, desde artigos jurídicos, sociológicos, religiosos, filosóficos, até relatos de vivência. Por isso, nesse momento, e até mesmo para ficar aqui arquivado e acessível nos momentos de nostalgia de um ano marcante que se acaba, deixo abaixo registradas as minhas várias identidades construídas (e por quê não desconstruídas e reconstruídas?), em minhas paisagens, em minhas histórias, cada uma com sua significação específica e memorável.


Valeu a pena 2011 porque...



01) Tive saúde, paz, tranqüilidade, aprendizagens, conquistas, mas também porque tive momentos de inquietação, decepções, frustrações;

02) Porque tive comigo meus familiares e amigos mais chegados, e todos juntos, conseguimos vivenciar todo esse ano, sem nenhuma despedida pela força da morte;

03) Conclui uma Pós-Graduação em Docência para o Ensino Superior, pelo IMES, na perspectiva de plantar novos caminhos, que com certeza, no tempo certo, virão. Que 2012 me surpreenda nesse sentido.

04)  Conclui uma Pós-Graduação em Direito Público, pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, na perspectiva de aprofundar meus conhecimentos sobre a juridicidade da governança pública, área do campo do Direito que realmente gosto. Dessa conclusão de curso, surgiu um desafio para ser realizado em 2012, e que pretendo concluí-lo, que é a publicação do trabalho de conclusão de curso, em formato de livro, sobre a gratuidade no transporte coletivo urbano para pessoas com deficiência, tema ainda complexo na esfera nacional e que demanda um olhar jurídico, baseado em direitos humanos e sociais, além de conhecimento das realidades desse segmento. Promete!

05) Conclui um MBA em Administração Pública e Gestão de Cidades, também pela Universidade Anhanguera – UNIDERP, que juntamente à outra pós iniciei logo no começo de 2010, pensando justamente na possibilidade de uma formação acadêmica que alie a juridicidade e a administração da coisa pública. Também na perspectiva de plantar novos caminhos, para um bom futuro. De igual forma, outro desafio é transformar o trabalho de conclusão desse curso noutro livro, abordando a importância dos Conselhos Gestores Municipais de Assistência Social para o Controle da Gestão Pública. Promete também!

06) Também cursei, durante todo o ano, as últimas disciplinas da Pós Graduação em Educação e Inclusão: Libras, pela FAEL, ficando somente o trabalho de conclusão de curso para o próximo ano. A abordagem das práticas educativas inclusivas do aluno surdo face à questão de sua formação identitária e cultural pela Libras, demandará em 2012 de uma dedicação aprofundada. Também vem muita coisa boa, nessa perspectiva.

07) Fiz  ainda dois cursos de extensão: uma capacitação para Promotores da Paz Social, pela Polícia Militar de Minas Gerais, e outro sobre formação de conselheiros gestores da Política de Assistência Social, pela Universidade de Montes Claros.

08) No campo da produção técnica produzi o artigo de opinião “Garantias Legais das Pessoas Surdas: Conquistas e Desafios”, que foi publicado pela Revista da FENEIS – Federação Nacional de Educação e Inclusão de Surdos.

09) Prestei consultoria à Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo, palestrando sobre o “Direito à Educação Bilíngue para Pessoas Surdas” em Audiência Pública, no mês de novembro, naquela Casa Legislativa, a convite do querido Seu José Onofre, da SOCEPEL e toda família. Uma das melhores famílias que tive a oportunidade de conhecer neste ano.

10) Palestrei sobre “Práticas Pedagógicas, Educação Especial e Libras: Olhares sobre Adolescentes Surdos” para a competente e animada equipe de educadores sociais do Programa Poupança Jovem de Governador Valadares, a convite da amiga de estudos Magda Breguez.

11) Palestrei sobre “Direito à Educação: Marcos Legais da Educação Inclusiva, a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e as Legislações Existentes” no  V Seminário de Formação de Gestores e Educadores em Educação Especial – Direito à Diversidade, realizado pela Secretaria Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura / MEC e Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, podendo conhecer também o frio (-3°) que faz no mês de junho em Poços de Caldas / MG, além de suas belezas e do banho térmico relaxante, tão comum na cidade. Agradeço os momentos vividos no nome da querida Etieny Carvalho.

12) Palestrei sobre “O Professor trabalhando com Libras no Ensino Regular e no Atendimento Educacional Especializado” no VI Seminário de Formação de Gestores e Educadores em Educação Especial – Direito à Diversidade, também realizado pela Secretaria Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação e Cultura / MEC e Secretaria Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, no mês de setembro na cidade de Cachoeiro do Itapemirim / ES. O carinho e a atenção dispensados a mim pela equipe realmente foi muito marcante. Agradeço à todas e a todos, no nome da amiga Conceição. Ótimos e inesquecíveis momentos!

13) Palestrei sobre “Surdez: Conquistas e Desafios” no 10° Seminário CONHECER Espírito Santo, realizado pela competente Empresa Máximas Eventos, na cidade de Aracruz, em setembro. Um evento que contou com a participação de grandes nomes como Gabriel Chalita, Fabio de Melo, dentre outros.

14) Palestrei sobre os “Aspectos Legais da Comunicação em Língua Brasileira de Sinais como instrumento de atendimento clínico e educacional” no 1° Congresso Virtual de Psicologia Saúde e Educação do Rio de Janeiro, realizado pelo Instituto de Psicologia CRESCER (do querido João Oliveira, que me convidou) e pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro da cidade de Campos dos Goytacazes – RJ.

15) Palestrei sobre “A Importância do Conhecimento da Língua Brasileira de Sinais” numa Capacitação Técnica do Serviço Social do Instituto Nacional de Seguro Social – INSS, realizada pela Agência INSS Governador Valadares, num Hotel Fazenda em Frei Inocêncio / MG. Meu muito obrigado à eterna e querida amiga Jaqueline Françoá.

16) Palestrei sobre “Os Direitos Legais da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”  no 2° Seminário Interdisciplinar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizado pela APAE de Ipatinga, a convite da minha amiga Wanilda Varela, que além do carinho pela convivência do período que passamos juntos, me proporcionou conhecer e aprofundar na discussão da importância das APAEs no Brasil. Muito obrigado à Wanilda e a toda a equipe da APAE – Ipatinga.

17) Palestrei sobre “Orçamento Público” na III Conferência Regional dos Direitos das Pessoas Idosas, realizada pela SEDESE Regional de Governador Valadares, a convite da amiga Karla França. Quanto aprendi mais do que contribui!

18) Fui para o segundo mandato no Conselho Municipal de Assistência Social de Governador Valadares, podendo colaborar na Coordenação da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Governador Valadares, realizada na FADIVALE, tendo a participação importantíssima da gestora de Coronel Fabriciano, Julia Restori. Nessa conferência também fui eleito e participei da IX Conferência Estadual de Assistência Social em Belo Horizonte. E por fim, porque também fui eleito nesse Conselho à Vice-Presidente para o biênio 2011-2013, juntamente com a querida Maria José, de longa caminhada junto às entidades socioassistenciais.

19) Fui para o segundo mandato no Conselho Municipal da Pessoas com Deficiência, podendo contribuir com nova gestão na qualidade de Vice-Presidente juntamente com a querida Nathalie da AVADDE para o biênio 2011-2013, e de igual forma de colaborar na Coordenação da Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que será realizada em 2012.

20) Pude contribuir com a inédita, e única, iniciativa de organização de movimentos sociais LGBT de Governador Valadares, para a realização da I Conferência Regional de Direitos Humanos e Políticas Públicas LGBT de Governador Valadares, onde tive a oportunidade de ser eleito e participei, em Belo Horizonte, da II Conferência Estadual dos Direitos LGBT de Minas Gerais. Experiência riquíssima para conhecer a realidade do segmento, seus discursos e suas reivindicações, tão importantíssimas num cenário nacional onde, em 2011, o STF reconheceu o direito à união estável de casais homoafetivos.

21) Em mais um ano na frente da CAAD  - Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência pude realizar um estudo aprofundado sobre a realidade socioeconômico do segmento em Governador Valadares, mapeando a deficiência nos bairros da cidade. Pude também realizar a Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual de Governador Valadares, em parceria com a ADEVISA – Associação de Deficientes Visuais e Amigos, com palestra e a apresentação do humorista Geraldo Magela. Como foi boa essa experiência, e poder ver a alegria dos meus queridos amigos deficientes visuais.

22) Fui aprovado em 3° lugar no vestibular para o Curso de Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras, na modalidade EaD no campus de Governador Valadares. Filosofia sempre foi uma paixão, e hoje cursá-la tem sido a realização de um grande sonho. Acho que é um novo caminho que se abre para mim, e que me dedicarei com mais ênfase nos próximos anos.

23) Fui aprovado como Apto, em exame de Banca, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS de Montes Claros, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, obtendo Autorização para Interpretação Educacional em Libras e Língua Portuguesa. Outro novo caminho profissional que se abre para o futuro!

24) Tive momentos de lazer assistindo as novelas (que gosto muito) Cordel Encantado e agora A Vida Da Gente. Assisti o filme Rio em 3D, em Contagem com minhas primas Sula e Stela. À Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, em Valadares, com meu amigo Denisson. O melhor filme do ano, A Pele que Habito, em Vila Velha. Lá também conheci o Convento da Penha. Com meu irmão e cunhada, conheci Nova Almeida. Fui ao show de Paula Fernandes no Chevrolet Hall BH, no show do Roupa Nova no Arena em Valadares, com Karla e Ana Paula, no show de Lenine no Palácio das Artes em BH com o Tetel, no show do Vander Lee e no 'Ensaio de Cores', da Ana Carolina, ambos também no Palácio. Presenciei o casamento da minha amiga Francielli, acompanhado de Ana Paula, Dani, Rosangela e Lucas e Lavoiseir, onde dançamos muito. Fui ao debut da Thamires. Fiz 5 meses de academia e depois parei (já é um avanço). Passei várias vezes e ótimos dias na casa de meus amigos José Marcelo e Ana Paula, em Belo Horizonte. Também me senti lisonjeado ao ser lembrado e citado na lista de agradecimentos no livro ‘Gotas Bíblicas’ do Tetel.

25) Aderi ao Twitter e ao Scribd.

26) Conheci alguns novos amigos especiais: Washington Bonifácio, Mauricio Cancilieri, Gina Pagu, Igor Tabosa, Mauro Juventude, Jaime Luiz e Regina, Marlei, Alexandre Feitosa, Filipe Gaigher, Flavio Luciano, Giliard, Helio Henrique, Igor Madeira, Juliana Coelho, Ricardo Henrique, Lélio Braga, Magda Ripke, Miriam Barreto, Selma Campbell, Silvana Soares, Sílvio Rodrigo, Vitor Diniz, Wiliam Oliveira, Melk Jhonathan. Os amigos antigos que revi, também vivi ótimo com eles.

27) Fiz 15 viagens aéreas nacionais, tanto a trabalho como a lazer, e em nenhuma delas passei aperto.

28) Nasceu minha prima querida Melissa. Princesa da família. Linda. E também a Alice, outra prima, que ainda não a conheço.

29) Vi minha mãe se formar em Pedagogia pela UFMG. Tenho muito orgulho dela. Depois de criar seus filhos, foi a luta e agora tem essa vitória.

30) Adquiri meu notebook novo e meu primeiro carro. Chega de chuva em moto!

31) Amei e fui amado, conquistei amores, dispensei alguns e perdi outros, me livrei de sentimentos que ainda me impediam de amar novamente... 2012 promete nisso!

2011 agora já se vai, deixando suas marcas, que esse tornaram inesquecíveis. Entraram para a minha história, para o que fui e contribuindo para o que eu possa vir a ser. Que o devir se faça, reconhecendo a importância do que se passou, porém sem se esquecer que de fixo há apenas eu, e que o belo da vida é o desconhecido, é justamente a possibilidade de conhecer novas paisagens, pensamentos e ações, é a possibilidade de se reinventar, reiniciar, reconquistar.



Em 2011 você pode me ver do jeito que quis. De tantas mil maneiras que eu fui, tenho certeza que uma delas lhe agradou!

E que venha 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário