segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DESEJOS PARA 2011



Nunca fui de fazer planos para o ano que se inicia. Na realidade, sempre tenho metas a curto, médio e longo prazo. Cultivo na mente muitos planos, projetos e idéias a desenvolver. São tantas que até as perco, de vez em quando.

Mas este ano eu resolvi parar alguns minutos e, considerando o ano de 2011 elencar 11 desejos específicos para o período que se inicia. Não sei se em seu final, ao reler o que hoje escrevo, obterei sucesso ao somá-los.

Pode ser que até lá meu contexto já tenha tanto se alterado, que estes desejos também tenham sofrido alterações. Mas é o que hoje, nos primeiros dias do ano, desejo. Terei os 365 dias pela frente para concretizá-los. Trata-se de desejos pessoais e coletivos. A ordem abaixo apresentada é aleatória. Bom será se todos se concretizarem:


01) VIVER NUM BRASIL MAIS IGUALITÁRIO: 


Desejo que o Brasil avance neste novo ano que se inicia. Que a primeira presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, possa fazer com que as conquistas de direitos sociais alcançadas pelo ex-presidente Lula se fortaleçam, com um caráter técnico e com responsabilidade. Espero que Governo Dilma que ora se inicia, se dedique às ações sociais, aos direitos humanos e aos das minorias, à liberdade de expressão, ao fortalecimento do mercado de trabalho. Espero que a educação seja valorizada. Que este governo reconheça a profissão do mestre, dando-lhe, de fato, um salário digno. Que a violência se transforme em ações sociais, que a inclusão dos excluídos, de fato ocorra, porém reconhecendo as diversidades existentes entre estes. Espero que Dilma, presidenta que mereceu minha confiança, meu voto e envolvimento político, entre na história deste país não somente por ser a primeira mulher a assumir essa função pública, mas por ter fortalecido o crescimento do nosso país e por ter realizado o que muitos ainda até hoje não conseguiram.


02) CONTINUAR ESCREVENDO: 



Pretendo neste novo ano publicar mais. Tenho percebido que quanto mais escrevo, mais aprendo. Pretendo detalhar um esqueleto que já fiz sobre Acessibilidade Comunicativa, uma perspectiva sócio-lingüística e jurídica, em formato de livro.


03) AVANÇAR NOS ESTUDOS:


Pretendo concluir minhas duas pós e o MBA e avançar rumo ao mestrado. Hoje sei que realmente não estava preparado em 2008 quando tentei. Este é um dos meus maiores desejos para este ano. Com ele, outras vitórias virão.


04) ME PERMITIR A UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE VIVÊNCIA NUMA COMUNIDADE DE FÉ:
 


Acho que as experiências negativas tem o seu tempo e sua importância na vida de qualquer pessoa. Não posso me fechar a viver relacionamentos tendo por base a união congregacional em razão de outras experiências vividas. É lógico que a intensidade e abertura ao envolvimento serão regradas, racionais. 


05) VIAJAR PARA CONHECER CIDADES NOVAS E O EXTERIOR: 

Quero muito viajar mais este ano. Conhecer lugares novos com uma boa companhia. E se possível a Europa. Um dos meus sonhos. 


06) CUIDAR DA MINHA SAUDE:



Em 2010 no primeiro semestre estava praticando natação e fazendo muito exercício físico e por isso, muito bem de saúde. O ritmo acelerado do segundo semestre me fez abdicar disto. Este ano de 2011, vou dar prioridade a minha saúde e à prática esportiva.


07) E DO MEU CORAÇÃO:

Mais do que  cuidar do corpo, cuidar do coração. É dele que procedem as forças para tudo, até para exercitar o corpo. Não vou mais me cobrar pelas derrotas por ter me entregado a quem não estava a altura. Continuarei na filosofia da sábia Ana Carolina: “Vou deixar a rua me levar, ver a cidade se acender...”. E se um sábio novo amor aparecer no caminho, trazendo paz ao meu coração, tudo pode acontecer.


08) COMPRAR UM CARRO:

Preciso urgentemente disto. Chega de moto, principalmente em dias chuvosos. Quase não tenho desejos materiais, exceto este, ultimamente.


09) QUALIDADE NA VIDA: 


Quero ler mais sobre tudo, conhecer culturas e pensamentos diversos. Poder ir mais ao cinema, nem que seja sozinho. Me emocionar mais. Divertir mais. Abraçar mais. Valorizar mais as pessoas da minha família. Não me cobrar muito pelos erros, somente aprender com eles o que possam me ensinar.


10) SER MAIS SELETO NAS AMIZADES, PORÉM SINCERO E DEDICADO:

Tenho percebido que preciso e posso ser mais seleto nas amizades. A seletividade traz benefícios: ter poucos amigos, porém verdadeiros, pode nos dar a certeza de que os sentimentos são sinceros, os interesses são desinteressados. Poder sair mais com meus amigos, passear juntos, rir juntos, chorar juntos. Qualidade é a palavra de ordem.


11) ME ENVOLVER NUMA AÇÃO SOCIAL: 


Quero ter a experiência de me envolver em alguma ação social. Já tenho em mente um possível público. A escolha se deve à experiências vividas. Quero ser útil, de forma voluntária, em prol de alguém. Ajudar com meu singelo conhecimento, com minha modesta disponibilidade. Esse grupo é vitima de estigmas e precisa de pessoas que vistam a camisa e que os ame, incondicionalmente.



Já comecei o ano trabalhando muito e gosto muito disto tudo. Pretendo continuar assim em 2011.

Além do trabalho, desejo essencialmente em 2011: Paz, saúde e amor.

Paz para ter saúde e amor.


Saúde para ter paz e amor.


Amor para ter paz e saúde.

Que 2011 seja significativo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário