terça-feira, 24 de julho de 2012

RESUMO: A LINGUÍSTICA SEGUNDO SAUSSURE



Ferdinand de Saussure (1857 a 1913).
Lingüista e filosofo suíço.
Sua teoria propiciou o desenvolvimento da Lingüística enquanto ciência autônoma.
Influenciou a teoria da literatura e dos estudos culturais.
Serviu de base para o desenvolvimento do estruturalismo (a realidade social como um conjunto formal de relações) no século XX.
Pronuncia-se mais ou menos “sóissir”.



LINGUÍSTICA:


Idade Antiga: Interesse filosófico. Estudo filosófico, como de Aristóteles, da relação entre língua e pensamento, gramática, retórica, poética.

Idade Média: Tentativa de preservar o latim da influencia das línguas dos povos bárbaros que invadiram o Império Romano. Registro do surgimento de outras línguas como o espanhol, italiano, francês, romano, português.

Idade Moderna: Com o descobrimento da África e das Américas e com o domínio europeu na Ásia, surgiu o interesse lingüístico em relação às diferentes línguas como, por exemplo, as línguas africanas e o chinês.

1816. Historiador lingüístico Franz Bopp. Estudo comparativo da conjugação verbal entre diversas línguas, como o grego, latim, persa, germânico – todas essas línguas têm uma origem em comum: “família das línguas indo-européias”.

  
Análise da língua e da linguagem, não somente na comparação entre as variadas línguas.

Linguagem
·  Ciência, pois não só descreve os fatos lingüísticos, como busca uma explicação coerente para a sua ocorrência.
·  É uma faculdade humana, uma capacidade que os homens têm de produzir manifestações simbólicas: as artes, o cinema, o teatro, a dança e a língua, por isso não tem como ser estudada como uma categoria única de fatos humanos.
·  A linguagem pode ser analisada a partir de várias ciências: fisiológica, antropológica, etc.

Língua  
·  Sistema de valores estruturado e autônomo que é subjacente a toda e qualquer produção lingüística.
·  É uma parte bem definida e essencial da faculdade da linguagem.
·  Um conjunto de convenções necessárias, estabelecidas e adotadas por um grupo social para o exercício da linguagem, por isso é um produto social e também é convencional.
·  A partir da língua, se pode classificar e estabelecer certa ordem da linguagem. A língua é o objeto da lingüística, pois é o produto social da faculdade da linguagem, e por isso, é uma unidade.

AS DICOTOMIAS SAUSSURIANAS:

1. Língua x Fala:


A fala é a prática da língua, porém a língua não se limita ao meio sonoro, gestual, escrito, sendo um sistema.  A fala é individual, já a língua é um produto social, não podendo ser modificada por um único individuo. A Lingüística deve estudar apenas a língua.


Mas o que significa dizer que a língua é um sistema:

Conjunto organizado
Escola
De elementos, que se define pelas características desses elementos
Estudantes
No qual cada elemento se define pelas diferenças que apresenta em relação a outro elemento
Alunos da 1ª série são definidos por oposição aos da 2ª serie.
E por sua relação com todo o conjunto
Alunos do turno matutino e vespertino


Então na língua só há diferenças. E em cada diferença que se estabelece entre cada elemento do sistema é que se revela o seu valor lingüístico.

Exemplo de diferenças na linguagem: /ata/ - fonemas: p, b, m, l.

Exemplo de valor lingüístico: /ar/ - fonemas: bord, cant, mat. E se diferente do /er/ e /ir/.

Na Libras:

Qual diferença, na análise da fonologia, entre APRENDER e SÁBADO? Ponto de Articulação.

Qual diferença, na análise da morfologia, entre SEMANA, DUAS-SEMANAS, TRÊS SEMANAS? Composto de dois morfemas (numero + semana pela configuração de mãos).


2. Significado x Significante:

Signo lingüístico: são unidades lingüísticas que significam alguma coisa. Uma palavra (arvoredo: arvor + edo), uma sentença (uma frase) e um texto são também signos (Os Lusíadas de Camões), pois tem uma significação própria.

Questionamento:

O mundo está repleto de coisas e utilizamos a língua para nomeá-las (e as coisas já existiam antes da língua) ou nossas idéias a respeito do que as coisas são dependem da língua?

Para Saussure:
·  Antes da língua, existem duas massas amorfas (nebulosa, desordenada): a do pensamento e a fônica/gestual
·  Ao impor uma formatação à massa amorfa do pensamento, a língua cria o significado – o conceito.
·  Ao impor uma formatação à massa amorfa fônica/gestual, a língua cria o significante – a imagem acústica (línguas orais) ou ótica (línguas de sinais).
·  Juntos, significante e significado, formam o signo lingüístico.
·  Esse processo de formatação das massas é ao mesmo tempo, onde a língua cria ao mesmo tempo o significado e o significante. Metáfora da folha de papel.


Cada signo tem seu valor, ou seja, cada signo difere-se quando comparado à outros signos. É a partir disso que se pode dizer que a língua é um princípio de classificação: uma forma de interpretar, de organizar e categorizar o mundo.

Para Saussure, naquela época (diferente de hoje), a Lingüística considera a análise dos significantes e significados como formas, não substâncias. Se fossem substancias seriam objeto de estudo, respectivamente da Psicologia e da Fonética acústica e articulatória.


3. Sintagma x Paradigma:

A análise do valor dos elementos lingüísticos deve ser feita considerando dois eixos:

Eixo Horizontal - Sintagmático
Eixo Vertical – Paradigmático
Trata das relações combinatórias.
Trata das relações associativas
Contraste que um elemento estabelece com outro elemento que está adjacente a ele na cadeia de elementos que ocupa a linha horizontal
Os signos que têm algo em comum se associam em memória, formando grupos.
Exemplos:
In-constitu-cion-al.
Forçar a barrar (insistir)
Não dar bola (não dar importância)
Exemplos:
a) Semelhança de significados: Demonstração, exibição, amostragem, exposição.
b) Semelhança de radical: demonstrar, demonstração, demonstrável.
c) Semelhança do sufixo: educação, construção, constituição.

Ressalvas:

Para Saussure, o significante de um signo (imagem acústica ou gestual) é sempre imotivado, arbitrário.

A Libras têm a maioria de seus sinais icônicos. Saussure não levava em consideração as línguas de sinais.


4. Sincronia x Diacronia:

A lingüística é um tipo de ciência que deve ser construída sobre dois eixos:

Eixo do estado
Eixo das evoluções
É o eixo sincrônico
É o eixo diacrônico
A língua é estudada como ela se apresenta em um determinado momento de sua história
A língua é estudada como um produto de uma série de transformações que ocorrem ao longo do tempo

Ressalta-se que as línguas não mudam intencionalmente, são mudanças naturais.

No campo da sociolingüística não há muitas pesquisas profundas sobre as mudanças que ocorreram na Libras.


RESUMO DE SAUSSURE:

  • Diferencia língua de linguagem;
  • Língua é um sistema de valores, em que o valor de cada unidade é computado pela diferença que essa unidade apresenta em relação a outras unidades do sistema, e em relação a todo o sistema.
  • O calculo do valor dos elementos lingüísticos deve ser feito levando em consideração dois eixos: das relações paradigmáticas e das sintagmáticas.
  • Diferença entre língua e a fala, que a manifestação externa desse sistema de valores.
  • A constituição do signo lingüístico como a associação indissolúvel de um significante e de um significado, ambos obtidos, respectivamente, de uma formatação feita em uma massa amorfa fônica/gestual, e em uma massa amorfa do pensamento.
  • A constituição do signo pode ser motivada, mas é sempre convencional.
  • A língua pode ser estudada em sua dimensão estática e em sua dimensão evolutiva/histórica.

OBSERVAÇÃO:

Material preparado para a aula da disciplina de Lingüística, para o Programa de Pós-Graduação em Libras do IMES - Instituto Mineiro de Ensino Superior, produzido em 20/07/2012. 

2 comentários:

  1. Olá, Ed. Parabéns, muito bom o seu resumo. Apenas uma sugestão: seria interessante você informar a(s) referência(s). Abraço.

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