quarta-feira, 25 de julho de 2012

RESUMO: A LINGUÍSTICA SEGUNDO CHOMSKY



Avram Noam Chomsky (1928 - atual).


Lingüista, filósofo e ativista político de esquerda, estadunidense.

Sua teoria lingüística é chamada de Gramática Gerativa


SAUSSURE: A língua é um objeto fundamentalmente social.


CHOMSKY: A língua é um objeto mental. Um sistema de princípios radicados na mente humana. A análise da relação entre mente e língua.

Não se interessa pela análise das expressões lingüísticas consideradas em si mesmo, separadas das propriedades mentais, bem como do aspecto social que a língua apresenta.

Cria o módulo lingüístico chamado Faculdade da Linguagem.

  • A língua é um fenômeno que parece ser exclusivo da espécie humana (tipo particular de estrutura e organização mental).
  • Existe um módulo lingüístico na mente, constituído de princípios responsáveis pela formação e compreensão das expressões lingüísticas, especialmente dedicadas à língua.
  • Essa faculdade é inata (todos os seres humanos nascem dotados dela) e é parte da dotação genética da espécie humana.
  • Chomsky difere de Saussure porque essa faculdade é especifica da língua, não associando às outras formas de linguagem.


GRAMÁTICA GERATIVA

Faculdade da linguagem:

a) Gramática Universal: todo ser humano é dotado da faculdade da linguagem, e toda criança parte do mesmo estado inicial em seu processo de aquisição da primeira língua, independentemente de ser ouvinte ou surda.

b) Ambiente Lingüístico: na medida em que cada criança é exposta a um ambiente lingüístico particular, esse estado inicial da faculdade da linguagem vai se modificando.


Conclusões:
1° - A língua está associada ao estado inicial da faculdade da linguagem + os resultados do desenvolvimento desse estado inicial pelo contato com um determinado ambiente lingüístico.
2° - A partir disto, a Gramática Gerativa consegue:
a) descrever o conhecimento do falante de uma língua em particular;
b) caracterizar o tipo de conhecimento inato que a criança traz para o processo de aquisição de uma língua;
c) explicar os processos que levam uma criança desse ponto inicial do conhecimento lingüístico inato até o conhecimento de sua língua.


Objeto de estudo da Gramática Gerativa:

A língua enquanto competência, ou seja, o conhecimento que um falante tem de sua língua, desenvolvido a partir da informação genética trazida pela faculdade da linguagem em seu estado inicial.

É o conhecimento mental que um falante tem de sua língua. É o resultado do desenvolvimento do conhecimento lingüístico inato, a partir de sua interação com dados de uma determinada língua.

O contrário de competência é performance, ou seja, o uso concreto da língua.

Por exemplo, lapsos de memória não é um problema de competência, mas de performance


Linguisticamente um professor de doutorado e um trabalhador rural de baixo nível de escolarização são iguais?

Ambos têm uma competência com a língua portuguesa igual, o que os diferencia é a competência para utilizá-la em situações sociais diversas.


Como pode isso?

Ambos nasceram biologicamente iguais, ou seja, os dois têm a mesma faculdade da linguagem com as mesmas informações lingüísticas genéticas. Os dois cresceram em ambientes lingüísticos em que o português era a língua falada. Em conseqüência, os dois desenvolvem a mesma língua, a mesma competência.

A diferença sócio-cultural-econômico causa desnível da performance, e não da competência.


O FOCO DA GRAMÁTICA GERATIVA:

Se Saussure analisava os componentes dos signos (significado e significante), Chomsky preocupa-se com os princípios inscritos na mente humana que compõe esse sistema chamado Língua.

Exemplo:

Sintagma Nominal: os constitutivos de uma sentença.

PORTUGUÊS
Os
meninos
inteligentes.
artigo + plural
substantivo + plural
adjetivo +plural

INGLÊS
The
intelligent
boy+s
artigo
adjetivo
substantivo+plural


Sentenças Interrogativas:

PORTUGUES:
Quem o João viu ontem? / O João viu quem ontem?

INGLES:
Única forma: Quem o João viu ontem?


NA LÍNGUA DE SINAIS:

Têm-se entendido que a ordem básica é: SUJEITO – VERBO – OBJETO.

Mas é comum o uso de frases como:

LIVRO            PEDRO           COMPRAR    ONTEM
Objeto             Sujeito             Verbo

Em sentenças interrogativas, podem existir dois tipos de ordem:

JOÃO COMPRAR O QUÊ? 
QUEM COMPRAR CARRO QUEM?


O DESENVOLVIMENTO DA GRAMÁTICA NA MENTE DE UM FALANTE


Há uma dicotomia extrema:

Língua como objeto externo à mente
Língua como objeto interno da mente
Falante chega ao conhecimento de sua língua por meio de um sistema de aprendizagem que envolve processos de observação, memorização, associação, etc.
Os seres humanos nascem dotados de um conjunto de estruturas lingüísticas mentais altamente abstratas e geneticamente determinadas, que funcionam como um mapa, orientando o processo de aquisição de língua para a criança.

Esse conjunto de estruturas lingüísticas mentais é a Gramática Universal.


Porque então as pessoas não falam a mesma língua?

O ambiente em que a criança cresce tem um papel fundamental na aquisição.

É dessa interação da gramática universal com o ambiente lingüístico que se desenvolvem as gramáticas dos falantes ou de qualquer língua de sinais.

Como Chomsky explica a relação entre significante e significado?

Ele não explica. A Gramática Gerativa não se preocupa com questões de significado, de léxico. A preocupação é a estruturação da sentença, ou seja, a sintaxe.

Se Chomsky se preocupa somente com a sintaxe, e as demais partes da análise da Lingüística que não são estruturais, sintáticos, não são também língua?

São. Porém as outras partes para Chomsky não são inatas e, portanto, não são focos da atenção central dos estudos da Gramática Gerativa.

OBSERVAÇÃO:

Material preparado para a aula da disciplina de Linguística, para o Programa de Pós-Graduação em Libras do IMES - Instituto Mineiro de Ensino Superior, produzido em 20/07/2012.

3 comentários:

  1. Bem objetivo! Me ajudou a esclarecer as minhas dúvidas nesse assunto! Parabéns!!

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  2. Muito bom esse Resumo, tenho mtas dificuldades nessa matéria Linguística, mas consegui compreender bem.

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