sábado, 26 de fevereiro de 2011

NÃO DEIXE PARA AMANHÃ


A vida é sempre muito corrida. Temos todos nossos compromissos que precisamos dar conta, no tempo mais rápido possível, com a melhor perfeição que se possa conseguir. Neste ciclo atropelador e catalisador de nossas forças e atenções, focamos nossas ações nas atividades em detrimento das pessoas. Pessoas que fazem parte da nossa família, que vivem sob o mesmo teto que nós, de nossas famílias, amigos de trabalho, de estudos, de igreja, de lazer, de esporte.

E meio que de repente, vem a vida com a brutalidade de suas intempéries e nos faz repensar posicionamentos. Em alguns raros casos ela ainda se permite a deixar pré-avisos, tenta nos chamar a atenção. Porém, muitas vezes, preferimos nos fazer de surdos.

E quando acontece o inesperado é que, envolto a dor, o choro, a perplexidade, a angústia no peito, nos damos conta de verdades que estão escondidinhas dentro do nosso ser, inócuas.

Dentre elas, uma essencial: não podemos deixar algumas coisas para o amanhã. Ele não nos pertence. Não temos esse direito. Não podemos deixar para amanhã:

... para falar que amamos a quem nós realmente amamos: Como é difícil realizar esse ato. Tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexo. Ele mexe com toda a nossa estrutura. Por que o simples ato de falar que amamos as pessoas que realmente amamos é tão difícil? Nunca deixe que saia da sua presença uma pessoa que você ama sem que ela tenha essa certeza. Não adie para amanhã essa fala. Simples, porém complexa. Banal, porém essencial.

... o ato de demonstrar nosso amor pelos outros: Mais importante que amar e falar que amamos quem realmente nós amamos é demonstrar. Amor sem ação é só emoção. É palpitação. Excitação. Ilusão. Amar demanda ação. É mais que a mera fala. É um afeto. Um pensar e fazer para o outro. É agir pelo outro em detrimento de si próprio. Demonstração de amor, pela prática, pela ação, é talvez o estágio mais profundo do ato de amar alguém.

... a oportunidade de perdoar os erros dos outros: Só quem nunca errou é que pode negar perdão. A vida é tão peregrina que guardar ódio, raiva pelo outro que erra conosco é como purificar um veneno para si mesmo. Perdoar a falha do próximo como se deseja ser perdoado ao falhar, é também uma forma de amar. É a tentativa de amenizar a dor, mesmo que as cicatrizes do ato falho sejam imutáveis.

... a prática de beijar, abraçar, acariciar quem amamos: O amor demanda de contato físico. Até os animais precisam disto. Não negue um beijo a quem você ame. Não perca a chance de em todas as oportunidades que você tiver de abraçar com toda sua força quem lhe é importante. Passe a mão na cabeça, no rosto de quem lhe cativou. Elogie. Eleve a auto-estima do outro. Acariciar a alma do outro. Desejar o bem e expor esse desejo.

... o cuidado com quem amamos: Cada ser é único. Descobrir a unicidade de cada pessoa que amamos e o que lhe provoca o medo com o intuito de apoiar no seu processo de superação deste é a melhor forma de cuidar. Mais do que muitas vezes disponibilizar bens financeiros, o cuidado demanda interação, convívio, dedicação de tempo, do ouvir, do pensar e repensar juntos.

... para aceitar as pessoas como elas são: Não importante se quem amamos é branca, negra, ruiva ou parda; homem ou mulher, atleticana ou cruzeirense; cristã, espírita, umbandista ou atéia; de classe mais alta ou pobre; sem ou com deficiência; hétera ou homossexual; estudada ou analfabeta. Amamos as pessoas pelo o que elas são. Amar deve independer de suas escolhas, orientações, práticas e crenças. O amor transcende a individualidade do ser e de suas escolhas. E como é difícil aceitar que quem amamos seja diferente de nós? Amar aceitando as pessoas como de fato elas são, sem juízos de valores e com o respeito que queremos para nós mesmos, reconhecendo e aceitando suas diferenciações é, na realidade, uma oportunidade de evolução pessoal.

... o cultivo da uma vivência mais intensamente com quem amamos: Não se pode deixar para amanhã a oportunidade de se encontrar com quem amamos. De ouvir o outro, de praticar exercícios físicos, passeios, viagens com as pessoas que amamos. Passar mais tempo com quem amamos, conhecendo-as.

... para valorizar mais as pessoas e menos o que se tem: Não valorizar o que se tem e sim o que se é. Corremos tanto atrás de adquirir bens materiais. Ter um bom emprego, uma boa residência, um carro, dinheiro no banco, aquisições e aquisições. Acumulamos tantas coisas que a vida, às vezes, se encarrega de eliminar tudo em meio minuto. E que o fica? Nada além da certeza de que somos amados e que estas pessoas são realmente importantes em nossa existência, porque se o pior acontecer é o amor destas que nos fará prosseguir.

Não deixar para amanhã! Amanhã pode ser muito tarde. A vida muda tão rápido. Mudamos todos. Os sentimentos mudam. Os contextos mudam. Tudo chega ao fim e o fim chega para todos.

Não espere que a força do silêncio que esfrega em nosso peito a falta do riso gostoso de ouvir no local de trabalho ou nas reuniões de família, que a ausência na cadeira ao lado na sala de aula, ou mesmo o cheiro agradável característico de alguém que você ame, lhe faça entender que o amanhã já é muito tarde para esse amor.

Ame hoje. Falando hoje. Demonstrando hoje. Perdoando hoje. Abraçando, beijando, acariciando hoje. Cuidando hoje. Aceitando hoje. Desfrutando da convivência hoje. Valorizando hoje, quem você ama.

Amanhã pode ser muito tarde!


Autor: Edmarcius Carvalho Novaes

www.edmarciuscarvalho.blogspot.com

9 comentários:

  1. Ed, dizem que na vida "nada se cria, tudo se copia", então, tomei a liberdade de copiar esse belo texto para afixar no meu local de trabalho. Espero que não se importe,rsrsr. É que ele nos leva à reflexão do que realmente importa nessa vida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o meu amigo Ed. Sempre sensível... simples e profundo!!!
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto falou profundamente ao meu ser. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo, verdades corriqueiras que realmente não nos damos conta na correria do dia a dia..lindo..um texto claro e de fácil leitura..."devemos amar apesar de....e não por causa.." bjs e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  5. Ed, hoje é minha Reunião de Pais na escola. Como sou responsável por ministrar a mesma adivinha qual será a mensagem?


    Amplexos e ósculos

    ResponderExcluir
  6. "e meio de repente nos vem a vida com brutalidade com suas intempéries" acho que seu texto ficou bem bacana e contextualizada com a comunidade onde convive, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. É muito interessante o texto. E vou repetir o que vc me disse: " Quem escreve, escreve pra si mesmo."
    É bom colocar isso em prática e não deixar passar. Mas pra isso tem-se que enfrenta vc mesmo... não é?
    Sensibilidade, nota 10.

    Gustín.

    ResponderExcluir
  8. Que bom Edmarcius... utilizar a palavra como forma e instrumento de enriquecimento humano e espiritual... reflexões fundamentais. Parabéns. Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do seu texto, ele me lembrou muitas coisas soltas que você conseguiu reunir de uma vez só: como os livro de Paulo Coelho e as diversas formas que ele tem de falar sobre o amor, me lembrou o carpediem e me lembrou uma frase de uma música de Vanessa da Mata que diz: "amanhã é longe demais pra quem não tem a eternidade!"

    Resumindo: Ótimo texto!

    ResponderExcluir