segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

APRENDENDO COM O TEMPO


Aprendi. Demorou muito, mas aprendi. O tempo é um exímio mestre. Ele me ensinou nos últimos dias que pessoas são mais importantes que suas crenças, que suas manifestações religiosas, e principalmente que brigar por 'propostas' religiosas, institucionais, não me leva a nada, não me traz benefícios, pelo contrário, afasta-me das pessoas, prejudica-me socialmente e principalmente interiormente, pois não coaduna com o que creio como correto.

Aprendi que cada ser possui sua espiritualidade. Saber lidar com ela, com suas manifestações práticas e sociais, é uma ESCOLHA individual. Não cabe a eu querer ser o salvador da pátria alheia. Posso e devo saber explicar a minha fé, mas isto não é e não deve ser sinônimo de intolerância, de xenofobia, de etnocentrismo, para com aqueles que vivem diferentemente da minha fé.

O valor da dignidade humana passa por isto: reconhecer que o ser humano tem o seu contato transcendental com o seu próprio deus (ou deuses), aquele que ele escolhe para se relacionar, e que devo respeitá-lo neste sentido. Tipificá-lo nas manifestações religiosas existentes é mero detalhe. O importante é o respeito ao direito de escolha do próximo. Em suma, em matéria de espiritualidade, hoje pra mim, é cada um por si...

Obrigado tempo, por estar a cada dia, pacientemente, me ensinando a ser uma pessoa melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário