quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

JORNALISMO E A PAUTA SOBRE "PESSOA COM DEFICIÊNCIA"





Ando vendo ultimamente algumas matérias, em jornais escritos e na televisão, onde os jornalistas utilizam termos errados para se referirem ao segmento da “Pessoa com Deficiência”. Como atuo na área, pretendo, humildemente, deixar aqui algumas dicas, para que não cometam erros quando forem tratar dessa temática. São elas:


01) Não mais se utiliza o termo "portadores de necessidades especiais". Justificativa: quem é que não tem uma necessidade especial? Elas existem aos montes, e de toda a sorte (financeira, sentimental, física, etc.). Além disto, a palavra "portador" dá uma conotação errônea sobre o que é ser deficiente. A “Pessoa com Deficiência” não porta consigo, como se fosse um objeto, sua deficiência. Ela é deficiente. Portanto, não utilizem também, em hipótese alguma, a sigla "PNE". O termo correto é "Pessoa com Deficiência", logo, a sigla correta, "PcD". E no singular, não se flexiona. 


02) Também não restrinjam o segmento da “Pessoa com Deficiência” utilizando o termo "deficientes físicos", a não ser que queiram especificamente falar de diferentes deficiências físicas (paraplegia, paraparesia, monoplegia, etc.). Quando se utiliza o termo correto, "Pessoa com Deficiência", você está automaticamente falando das deficiências visual, auditiva, mental/intelectual, física, múltipla. 


03) A “pessoa com transtorno do espectro autista” também é considerada como “Pessoa com Deficiência”, desde a aprovação da Lei Federal n° 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Portanto, quando se fala em "Pessoa com Deficiência", também está inclusa essa nova classificação, entre os tipos de deficiência. 


04) O maior erro é, a meu ver, utilizar o termo "deficiência" como antônimo de "eficiência". Existem até campanhas de empresas que misturam os termos, e acabam por reforçar o erro linguístico e o preconceito velado, mesmo com boas intenções. Explico-me. O erro está justamente porque o contrário de "eficiência" é "ineficiência". Esses adjetivos (eficiente, ineficiente) podem ser remetidos à qualquer pessoa. É possível ser uma "Pessoa com Deficiência" eficiente ou ineficiente, para alguma atividade. Da mesma forma, ser uma "pessoa sem deficiência" eficiente ou ineficiente, para alguma atividade. Portanto, não confundam: o contrário de "Pessoa com Deficiência" é "pessoa sem deficiência". O contrário de "eficiente" é "ineficiente", e nunca "deficiente". 


Essas são apenas algumas dicas. Espero ter ajudado! 


Amplexos, 


Edmarcius Carvalho 
- Gerente da CAAD (Coordenadoria de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência - Secretaria Municipal de Assistência Social de Governador Valadares). 
- Autor do Livro "Surdos: Educação, Direito e Cidadania" (WAK Editora, 2010).

Um comentário:

  1. Tenho lido suas matérias e tenho gostado muito dos esclarecimentos, principalmente, esta que acabo de ler.
    Dinorá
    professora aposentada

    ResponderExcluir