sábado, 29 de maio de 2010

O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Acho que depois que passamos por algumas experiências em nossas vidas, algumas coisas ficam mais claras para nós, principalmente no que diz respeito à importância que possuem em nossa vida. O que é passa-tempo deixa de ocupar muitas vezes o espaço do que é importante. O importante se sobressai em nossa mente em detrimento do que é realmente meramente passa-tempo. Algumas coisas são deixadas ao escanteio, outras totalmente abandonadas ou extinguidas. O importante é que após algumas experiências já não dá mais para viver como num conto de fadas, no fantástico mundo do Bob, achando que tudo é importante, que tudo vale à pena, que tudo tem seu momento e o importante é viver o aqui, agora, independentemente de valores sociais e das pessoas que cruzam nossa vida, de dogmas, de conceitos, de opiniões alheias, etc.

Conversando esses dias com uma pessoa que gosto muito, sobre a importância das pessoas, das experiências e das coisas em nossas vidas, pude clarear, acho que mais pra mim do que para a pessoa com a qual conversava, realmente isto. Nem tudo vale à pena. Nem todos os amores são arrasados, devassaladores como vemos nas telas e desejamos experimentar. Aliás, a experiência bem sucedida do próximo não deve sempre servir de parâmetro para nós. Cada um tem jeito de ver as coisas, suas fases na vida, sua própria historia e trajetória de vida.

Pude pensar em algumas coisas que realmente são importantes pra mim. A primeira é a paz interior. Não sei conceituar bem o que seria paz interior. Talvez seja o estado de espírito onde você se sinta totalmente bem consigo mesmo, com suas atitudes, seu desenvolvimento como ser humano. Sei que paz interior é melhor do que qualquer prática rotineira, do que qualquer dogma social ou religioso, do que qualquer ensinamento, enfim. Paz interior é poder olhar no espelho e ver no próprio rosto seu passado, construído a partir de acertos e de erros, e que nestes últimos, pôde-se aprender a ser melhor.

Outra coisa importante para mim são as pessoas da minha família. Não todas. Algumas. É utópico falar que amamos todas as pessoas da nossa família. Respeito, gosto, mas a palavra amor referindo à família deve ter uma conotação mais apropriada. Hoje, após algumas experiências, sei da importância da minha família, das pessoas que fazem parte da minha família e que as quais realmente amo. Isso não significa que tenho que viver somente a partir de seus conceitos, com suas práticas. Essas pessoas, com seus ensinamentos, mais acima de tudo com suas práticas me formaram. Muito do que sou aprendi deles, desta forma. Mas a minha vida precisa ser construída a partir dos meus atos, das minhas decisões. E a família continua importante, mas com outra conotação.

Compreendo também como importante estudar e trabalhar. As duas coisas concomitantemente. Pra mim, uma interfere na outra. A prática profissional em excelência precisa do lado teórico, acadêmico, do ato de pensar, de refletir, de apreender. E apreender só se concretiza em sua total amplitude, com a práxis. Dentro deste contexto, já caminhei por várias trilhas: da lingüística e o uso da Libras; do Direito e a ação jurídica propriamente dita; e atualmente da coisa pública e a prática gerencial da mesma. Clareando as coisas tenho percebido uma evolução nos dois campos, entretanto casadas. Acho importante continuar nesse caminho, estudando, aprendendo, atuando, e talvez no futuro ensinando... aprende-se mais ensinando, pois há a reflexão, tanto da teoria como da própria prática. A rotina do trabalho, a oportunidade se crescer pessoalmente a partir de evolução no trabalho é uma das melhores experiências que já vivenciei. Ser reconhecido, em todos os sentidos, por sua atuação profissional é edificante. Isto considero importante. Posso até errar profissionalmente, mas quero evitá-lo o máximo que puder. Trabalhar bem trabalhado, ver concretizar as metas pré-estabelecidas com o decorrer o tempo é sensacional.

Também importante para minha é a música. Somente há pouco tempo tive consciência disto. A música sempre esteve presente em minha vida. Num primeiro e longe estágio, as musicas cristãs, na fase da prática aprofundada de vida cristã. Elas refletiam entendimentos que possuía àquela época, era a externarção do que até então se cria, se vivenciava. Durante algumas experiências elas marcaram também. São tão pragmáticas que basta algum resquício qualquer que remeta a tais experiências que lá estão presente, ressoando meus ouvidos... e a cada nova fase da vida, a música se recicla, continua presente, com novos acordes.

A experiência de se relacionar amorosamente também é importante. Ir de um lado ao outro. Da pura experiência de pele, do beijo prolongado, de um abraço caloroso até o amor entre duas almas, do romantismo, da preocupação com quem se ama, do ciúme, da vontade de estar juntos, de se sentir unidos, dentro um do outro. Essa experiência é talvez a que mais clareie esse fator em minha vida. Quem nunca amou, e nunca foi correspondido, nunca viveu. Hoje sei que isso é verdade, e sei a importância disto na vida, para clarear outros aspectos.

Amigos. Importantíssimos. Amigos são irmãos diferentes dos de sangue. São escolhidos, são os que permitimos invadir nossa vida, saber tudo de nós, nos conhecer como realmente são, e nos amar por isso mesmo, sem exigências. Hoje sei o que é ser amigo e qual a importância de tê-los.

Enfim... várias coisas são importantes na vida, e poderia ficar aqui relatando inúmeras outras como a saúde, bens materiais, etc. Cada uma delas tem sua situação, seu momento, mas todas são essenciais para se viver bem, principalmente, consigo mesmo.

Contudo, acho que mais importante do que saber é o que é importante em nossa vida, é saber viver, com ou sem estas coisas. Fica a lição:
“Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus por ter um teto para morar. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades. Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar. O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende só de mim." (Charles Chaplin)
E pra você, o que é importante para você?

Responde aí, se achar que isso realmente é importante, tanto pra você como pra mim.

Um comentário:

  1. Oi!
    Te mandei um selo.
    Confira:
    http://marcosberto.blogspot.com/2010/05/premio-blog-vip-ideia-e-seguinte_4726.html

    Abraço!

    ResponderExcluir