Avram Noam Chomsky (1928 - atual).
Lingüista, filósofo e ativista político de esquerda,
estadunidense.
Sua teoria lingüística é chamada de Gramática
Gerativa
SAUSSURE: A língua é um objeto fundamentalmente
social.
CHOMSKY: A língua é um objeto mental. Um sistema de
princípios radicados na mente humana. A análise da relação entre mente e
língua.
Não se interessa pela análise das expressões
lingüísticas consideradas em si mesmo, separadas das propriedades mentais, bem
como do aspecto social que a língua apresenta.
Cria o
módulo lingüístico chamado Faculdade
da Linguagem.
- A língua é
um fenômeno que parece ser exclusivo da espécie humana (tipo particular de
estrutura e organização mental).
- Existe um
módulo lingüístico na mente, constituído de princípios responsáveis pela
formação e compreensão das expressões lingüísticas, especialmente
dedicadas à língua.
- Essa
faculdade é inata (todos os seres humanos nascem dotados dela) e é parte
da dotação genética da espécie humana.
- Chomsky
difere de Saussure porque essa faculdade é especifica da língua, não
associando às outras formas de linguagem.
GRAMÁTICA GERATIVA
Faculdade da linguagem:
a) Gramática Universal: todo ser humano é dotado da
faculdade da linguagem, e toda criança parte do mesmo estado inicial em seu
processo de aquisição da primeira língua, independentemente de ser ouvinte ou
surda.
b) Ambiente Lingüístico: na medida em que cada criança é
exposta a um ambiente lingüístico particular, esse estado inicial da faculdade
da linguagem vai se modificando.
Conclusões:
1° - A língua está associada ao estado inicial da
faculdade da linguagem + os resultados do desenvolvimento desse estado inicial
pelo contato com um determinado ambiente lingüístico.
2° - A partir disto, a Gramática Gerativa consegue:
a) descrever o conhecimento do falante de uma língua
em particular;
b) caracterizar o tipo de conhecimento inato que a
criança traz para o processo de aquisição de uma língua;
c) explicar os processos que levam uma criança desse
ponto inicial do conhecimento lingüístico inato até o conhecimento de sua
língua.
Objeto de estudo da Gramática Gerativa:
A língua enquanto competência, ou seja, o
conhecimento que um falante tem de sua língua, desenvolvido a partir da
informação genética trazida pela faculdade da linguagem em seu estado inicial.
É o conhecimento mental que um falante tem de sua
língua. É o resultado do desenvolvimento do conhecimento lingüístico inato, a
partir de sua interação com dados de uma determinada língua.
O contrário de competência
é performance, ou seja, o uso
concreto da língua.
Por exemplo, lapsos de memória não é um problema de
competência, mas de performance
Linguisticamente um professor de doutorado e
um trabalhador rural de baixo nível de escolarização são iguais?
Ambos têm uma competência com a língua portuguesa
igual, o que os diferencia é a competência para utilizá-la em situações sociais
diversas.
Como pode isso?
Ambos nasceram biologicamente iguais, ou seja, os
dois têm a mesma faculdade da linguagem com as mesmas informações lingüísticas
genéticas. Os dois cresceram em ambientes lingüísticos em que o português era a
língua falada. Em conseqüência, os dois desenvolvem a mesma língua, a mesma
competência.
A diferença sócio-cultural-econômico causa desnível
da performance, e não da competência.
O FOCO DA GRAMÁTICA GERATIVA:
Se
Saussure analisava os componentes dos signos (significado e significante),
Chomsky preocupa-se com os princípios inscritos na mente humana que compõe esse
sistema chamado Língua.
Exemplo:
Sintagma Nominal: os constitutivos de uma sentença.
PORTUGUÊS
|
Os
|
meninos
|
inteligentes.
|
artigo + plural
|
substantivo + plural
|
adjetivo +plural
|
INGLÊS
|
The
|
intelligent
|
boy+s
|
artigo
|
adjetivo
|
substantivo+plural
|
Sentenças
Interrogativas:
PORTUGUES:
Quem o
João viu ontem? / O João viu quem ontem?
INGLES:
Única
forma: Quem o João viu ontem?
NA LÍNGUA DE SINAIS:
Têm-se
entendido que a ordem básica é: SUJEITO – VERBO – OBJETO.
Mas é
comum o uso de frases como:
LIVRO PEDRO COMPRAR ONTEM
Objeto Sujeito Verbo
Em
sentenças interrogativas, podem existir dois tipos de ordem:
JOÃO
COMPRAR O QUÊ?
QUEM
COMPRAR CARRO QUEM?
O DESENVOLVIMENTO DA GRAMÁTICA
NA MENTE DE UM FALANTE
Há uma
dicotomia extrema:
Língua como objeto externo à mente
|
Língua como objeto interno da mente
|
Falante
chega ao conhecimento de sua língua por meio de um sistema de aprendizagem
que envolve processos de observação, memorização, associação, etc.
|
Os seres
humanos nascem dotados de um conjunto de estruturas lingüísticas mentais
altamente abstratas e geneticamente determinadas, que funcionam como um mapa,
orientando o processo de aquisição de língua para a criança.
Esse
conjunto de estruturas lingüísticas mentais é a Gramática Universal.
|
Porque então as pessoas não falam a mesma língua?
O ambiente em que a criança cresce tem um papel
fundamental na aquisição.
É dessa interação da gramática universal com o
ambiente lingüístico que se desenvolvem as gramáticas dos falantes ou de
qualquer língua de sinais.
Como Chomsky explica a relação entre
significante e significado?
Ele não
explica. A Gramática Gerativa não se preocupa com questões de significado, de
léxico. A preocupação é a estruturação da sentença, ou seja, a sintaxe.
Se Chomsky se preocupa somente com a sintaxe,
e as demais partes da análise da Lingüística que não são estruturais,
sintáticos, não são também língua?
São.
Porém as outras partes para Chomsky não são inatas e, portanto, não são focos
da atenção central dos estudos da Gramática Gerativa.
OBSERVAÇÃO:
Material preparado para a aula da disciplina de Linguística, para o Programa de Pós-Graduação em Libras do IMES - Instituto Mineiro de Ensino Superior, produzido em 20/07/2012.
Bem objetivo! Me ajudou a esclarecer as minhas dúvidas nesse assunto! Parabéns!!
ResponderExcluirValeu Ed!!! :))
ResponderExcluirMuito bom esse Resumo, tenho mtas dificuldades nessa matéria Linguística, mas consegui compreender bem.
ResponderExcluirMuito importante, pertinente aos meus momentos de Linguística estudando Aquisição da linguagem...
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