Ferdinand de Saussure (
Lingüista e filosofo suíço.
Sua teoria propiciou o desenvolvimento da Lingüística enquanto ciência autônoma.
Influenciou a teoria da literatura e dos estudos culturais.
Serviu de base para o desenvolvimento do estruturalismo (a realidade social como um conjunto formal de relações) no século XX.
Pronuncia-se mais ou menos “sóissir”.
LINGUÍSTICA:
Idade Antiga: Interesse filosófico. Estudo filosófico, como de
Aristóteles, da relação entre língua e pensamento, gramática, retórica,
poética.
Idade Média: Tentativa de preservar o latim da influencia das
línguas dos povos bárbaros que invadiram o Império Romano. Registro do
surgimento de outras línguas como o espanhol, italiano, francês, romano,
português.
Idade Moderna: Com o descobrimento da África e das Américas e com o
domínio europeu na Ásia, surgiu o interesse lingüístico em relação às
diferentes línguas como, por exemplo, as línguas africanas e o chinês.
1816. Historiador lingüístico Franz Bopp. Estudo comparativo da
conjugação verbal entre diversas línguas, como o grego, latim, persa, germânico
– todas essas línguas têm uma origem em comum: “família das línguas
indo-européias”.
Análise da língua e da linguagem, não somente na comparação entre as variadas línguas.
Linguagem
·
Ciência, pois não só descreve os fatos
lingüísticos, como busca uma explicação coerente para a sua ocorrência.
·
É uma faculdade humana, uma capacidade que os
homens têm de produzir manifestações simbólicas: as artes, o cinema, o teatro,
a dança e a língua, por isso não tem como ser estudada como uma categoria única
de fatos humanos.
·
A linguagem pode ser analisada a partir de
várias ciências: fisiológica, antropológica, etc.
Língua
·
Sistema de valores estruturado e autônomo que é
subjacente a toda e qualquer produção lingüística.
·
É uma parte bem definida e essencial da
faculdade da linguagem.
·
Um conjunto de convenções necessárias,
estabelecidas e adotadas por um grupo social para o exercício da linguagem, por
isso é um produto social e também é convencional.
·
A partir da língua, se pode classificar e
estabelecer certa ordem da linguagem. A língua é o objeto da lingüística, pois
é o produto social da faculdade da linguagem, e por isso, é uma unidade.
AS DICOTOMIAS SAUSSURIANAS:
1. Língua x Fala:
A fala é a prática da língua, porém a língua não se limita ao meio sonoro,
gestual, escrito, sendo um sistema. A
fala é individual, já a língua é um produto social, não podendo ser modificada
por um único individuo. A Lingüística deve estudar apenas a língua.
Mas o que significa dizer que a língua é um sistema:
Conjunto organizado
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Escola
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De elementos, que se define pelas características desses
elementos
|
Estudantes
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No qual cada elemento se define pelas diferenças que
apresenta em relação a outro elemento
|
Alunos da 1ª série
são definidos por oposição aos da 2ª serie.
|
E por sua relação com todo o conjunto
|
Alunos do turno
matutino e vespertino
|
Então na língua só há diferenças. E em cada diferença que se
estabelece entre cada elemento do sistema é que se revela o seu valor
lingüístico.
Exemplo de diferenças na linguagem: /ata/ - fonemas: p, b, m, l.
Exemplo de valor lingüístico: /ar/ - fonemas: bord, cant, mat. E se diferente do /er/ e /ir/.
Na Libras:
Qual diferença, na análise da fonologia, entre APRENDER e
SÁBADO? Ponto de Articulação.
Qual diferença, na análise da morfologia, entre SEMANA,
DUAS-SEMANAS, TRÊS SEMANAS? Composto de dois morfemas (numero + semana pela
configuração de mãos).
2. Significado x Significante:
Signo lingüístico: são unidades lingüísticas que significam
alguma coisa. Uma palavra (arvoredo: arvor + edo), uma sentença (uma frase) e
um texto são também signos (Os Lusíadas de
Camões), pois tem uma significação própria.
Questionamento:
O mundo está repleto
de coisas e utilizamos a língua para nomeá-las (e as coisas já existiam antes
da língua) ou nossas idéias a respeito do que as coisas são dependem da língua?
Para Saussure:
· Antes
da língua, existem duas massas amorfas (nebulosa, desordenada): a do pensamento
e a fônica/gestual
· Ao
impor uma formatação à massa amorfa do pensamento, a língua cria o significado
– o conceito.
· Ao
impor uma formatação à massa amorfa fônica/gestual, a língua cria o
significante – a imagem acústica (línguas orais) ou ótica (línguas de sinais).
· Juntos,
significante e significado, formam o signo lingüístico.
· Esse
processo de formatação das massas é ao mesmo tempo, onde a língua cria ao mesmo
tempo o significado e o significante. Metáfora
da folha de papel.
Cada signo tem seu valor, ou seja, cada signo difere-se
quando comparado à outros signos. É a partir disso que se pode dizer que a
língua é um princípio de classificação: uma forma de interpretar, de organizar
e categorizar o mundo.
Para Saussure, naquela época
(diferente de hoje), a Lingüística considera a análise dos significantes e
significados como formas, não substâncias. Se fossem substancias seriam objeto
de estudo, respectivamente da Psicologia e da Fonética acústica e
articulatória.
3. Sintagma x Paradigma:
A análise do valor dos elementos
lingüísticos deve ser feita considerando dois eixos:
Eixo
Horizontal - Sintagmático
|
Eixo
Vertical – Paradigmático
|
Trata das relações combinatórias.
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Trata das relações associativas
|
Contraste que um elemento
estabelece com outro elemento que está adjacente a ele na cadeia de elementos
que ocupa a linha horizontal
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Os signos que têm algo em comum
se associam em memória, formando grupos.
|
Exemplos:
In-constitu-cion-al.
Forçar a barrar (insistir)
Não dar bola (não dar importância)
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Exemplos:
a) Semelhança de significados: Demonstração, exibição, amostragem,
exposição.
b) Semelhança de radical: demonstrar, demonstração, demonstrável.
c) Semelhança do sufixo: educação, construção, constituição.
|
Ressalvas:
Para Saussure, o significante de
um signo (imagem acústica ou gestual) é sempre imotivado, arbitrário.
A Libras têm a maioria de seus sinais
icônicos. Saussure não levava em consideração as línguas de sinais.
4. Sincronia x Diacronia:
A lingüística é um tipo de
ciência que deve ser construída sobre dois eixos:
Eixo do estado
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Eixo das evoluções
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É o eixo sincrônico
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É o eixo diacrônico
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A língua é estudada como ela se
apresenta em um determinado momento de sua história
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A língua é estudada como um
produto de uma série de transformações que ocorrem ao longo do tempo
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Ressalta-se que as línguas não
mudam intencionalmente, são mudanças naturais.
No campo da sociolingüística não
há muitas pesquisas profundas sobre as mudanças que ocorreram na Libras.
RESUMO DE SAUSSURE:
- Diferencia língua de linguagem;
- Língua é um sistema de valores, em que o valor de cada unidade é computado pela diferença que essa unidade apresenta em relação a outras unidades do sistema, e em relação a todo o sistema.
- O calculo do valor dos elementos lingüísticos deve ser feito levando em consideração dois eixos: das relações paradigmáticas e das sintagmáticas.
- Diferença entre língua e a fala, que a manifestação externa desse sistema de valores.
- A constituição do signo lingüístico como a associação indissolúvel de um significante e de um significado, ambos obtidos, respectivamente, de uma formatação feita em uma massa amorfa fônica/gestual, e em uma massa amorfa do pensamento.
- A constituição do signo pode ser motivada, mas é sempre convencional.
- A língua pode ser estudada em sua dimensão estática e em sua dimensão evolutiva/histórica.
OBSERVAÇÃO:
Material preparado para a aula da disciplina de Lingüística, para o Programa de Pós-Graduação em Libras do IMES - Instituto Mineiro de Ensino Superior, produzido em 20/07/2012.
Olá, Ed. Parabéns, muito bom o seu resumo. Apenas uma sugestão: seria interessante você informar a(s) referência(s). Abraço.
ResponderExcluirAmei ... Excelente !!!
ResponderExcluirMaravilhoso. Continue assim!
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